Psicologia em Vendas – Você sabe utilizar? O que se passa na cabeça de seus leads?

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

A psicologia em vendas faz parte dos estudos do comportamento do consumidor e tem como objetivo compreender sentimentos e sensações dos seres humanos e usar isso aplicando nas estratégias de vendas. Alguns autores apontam quem muitas vezes as vendas acontecem por impulso, mas existem algumas emoções e experiência nesse processo que podem ser trabalhadas.

Hoje em dia quando incorporamos técnicas simples em abordagens, chamadas e apresentações, conseguimos aumentar as chances de sucesso garantindo melhores resultados para o seu negócio. A psicologia em vendas pode estar presente em um CTA, através das cores de um anúncio ou em qualquer parte da sua estratégia de comunicação, ou seja, o tempo todo seu objetivo é chamar a atenção do cliente.

A psicologia em vendas pode parecer complexa, mas com a ajuda de milhares de dados captados diariamente é possível utilizar essas informações a favor da sua empresa. É necessário compreender a forma como reagem e aplicar à sua comunicação. O que pouca gente sabe é que a psicologia ajuda a compreender exatamente o que consumidor está buscando e oferece aquilo que ele precisa. Ela contribui na hora de influenciar seu público através de gatilhos psicológicos para que seus clientes em potencial tomem as melhores decisões.

Por que aplicar psicologia em vendas?

O comportamento humano é muito semelhante, mesmo que as pessoas sejam diferentes. Por isso, a psicologia em vendas pode ser aplicada a todas as pessoas. Conheça alguns de seus principais benefícios:

– aumenta as vendas;

– cria relacionamentos;

– promove a humanização da marca;

– proporciona melhores experiências;

É por isso que estudar o comportamento do consumidor é tão importante para as marcas hoje. É a partir dele que as empresas aprimoram as suas estratégias e aplicam suas técnicas.

Algumas técnicas que podem ser utilizadas:

1 – Ofereça algo gratuito

De acordo os estudos do Dr. Robert Cialdini, um especialista em técnicas de persuasão. O princípio da reciprocidade é um fenômeno psicológico que faz parte da natureza humana. Se o cliente recebe algo de graça, sentirá automaticamente um anseio psicológico de comprar algum produto para retribuir a gentileza que lhe foi dada.

2 – Crie experiências

Aposte em algumas dicas, como:

  • mostrar o valor do seu produto ou serviço;
  • criar conexões a partir da comunicação;
  • antes de falar do preço, fale dos benefícios do seu produto;
  • desperte a necessidade de compra;
  • promova o bem-estar máximo com o que quer oferecer.

Promova seu produto ou serviço de forma que ele se encaixe com o bem-estar do seu lead. Torne seu produto algo essencial e relevante, pois expor os benefícios na hora da venda e agregar valor, contribui da construção de relacionamentos.

3 – Aplique gatilhos mentais

Muito famosos nas vendas, os gatilhos mentais costumam funcionar sempre. Alguns dos mais comuns, são:

  • reciprocidade: necessidade de retribuir — use ao dar uma amostra de algo;
  • prova social: como os seres são sociais, esse gatilho pode ser bem recebido por meio de um depoimento;
  • escassez: as pessoas sentem medo quando são expostas a oportunidades únicas, relevantes e podem se arrepender se não aproveitarem — muito usado em frases como “últimas vagas”.

4 – Conte uma história

Muito se fala em storytelling mas nem todas as marcas conseguem aplicar esse conceito de forma sutil, natural e orgânica. Contar a história do seu produto ou serviço poderá despertar as emoções das pessoas e criar experiências afetivas que o farão virar seus clientes. Aplicar essa técnica no dia a dia da marca faz com que ela se torne próxima, amigável e confiável aos olhos do cliente. Além de criar laços mais fortes com a identidade da empresa.

5 – Faça seus clientes se sentirem especiais

Essa necessidade básica do ser humano não pode ser ignorada, muito pelo contrário, tem que ser valorizada na hora de aplicar a psicologia em vendas. Investir em fazer o seu cliente se sentir especial não é um gasto desnecessário, é um grande aliado da sua estratégia. Conteúdo exclusivo para quem é cliente, ou mesmo personalizado e voltado para cada momento de compra pode ajudar na hora desse planejamento.

E o seu negócio, como usa a Psicologia para montar uma estratégia e conquistar mais clientes?

Se precisar de ajuda para montar a melhor estratégia, conte com a Ilha. Fale com a nossa equipe direto pelo telefone ou WhatsApp (27) 4042-0308, ou preencha o formulário abaixo.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha