Novas perspectivas e insights para o mercado automotivo em 2022!

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

O mercado automobilístico vem sofrendo constantes mudanças com o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor. Os anos de pandemia ensinaram grandes aprendizados para as pessoas que estão inseridas nele e aqui iremos discorrer sobre alguns dos porquês.

Em função das novas perspectivas, especialistas da área estudam o cenário econômico, tecnológico e social deste mercado e identificam algumas tendências. Essas tendências analisadas a partir das transformações do mercado e das mudanças no estilo de consumo geram insights para empresas poderem explorar as possibilidades dentro do mercado, destinando ações específicas para garantirem bons resultados.

Confira abaixo algumas tendências que acabam impactando diretamente o mercado automotivo:

  1. Consumidor mais informado e interativo.

É que com a chegada do marketing de conteúdo e aumento da interatividade das marcas com os consumidores, este passou a ficar mais informado sobre os serviços que consomem. Então é natural que o discernimento diante algumas ofertas tenha ficado mais apurado, e, com isso, as marcas precisam ficar atentas a essa realidade durante os modelos de negócios.

  1. Fluxo do processo de venda de veículos impactado pela falta de chips.

Os chips usados em várias partes dos veículos tiveram uma diminuição na produção durante a pandemia. Esse é um problema mundial que fez os preços dispararem. Por conta da falta de chips, o fluxo de espera e entrega aumentou e isso impactou as negociações entre consumidores e concessionárias.

  1. Aplicativos de mobilidade e novos tipos de consumo.

Por conta da rotina, muitas pessoas notaram que manter um carro próprio, em alguns casos, não é uma opção tão viável para o momento que está vivendo. Com essa oportunidade de mercado, surgiram muitos aplicativos voltados para mobilidade urbana, como o Uber e 99. Muito além disso, uma tendência do exterior já começou a ganhar força no Brasil: carro por assinatura e/ou aluguel de curto período.

Tudo bem, essas tendências podem assustar, mas é aí que está a importância de explorar o micro e macro ambiente que sua empresa está e as melhores ferramentas do marketing digital.

Estudando a fundo todo o contexto, é possível identificar e gerar Insights para as concessionárias trabalharem, respectivamente:

  1. Informação + experiência = evolução no mercado.

Com um consumidor mais informado e com maior experiência, consequentemente estará mais exigente. O resultado dessa equação é um mercado em ascensão. Carro híbrido, conectividade a bordo, sistemas de seguranças são demandas criadas a partir da força das necessidades presentes no mercado. No final das contas, é uma boa oportunidade para identificar as maiores demandas e fidelizar o consumidor dentro de todo o universo que envolve a concessionária.

  1. Um setor em ameaça, outros para serem explorados.

Com um problema de produção global com previsão de normalização no último semestre do ano, talvez este seja o momento mais propício para investir em outros setores. Uma boa alternativa é aquecer o mercado de usados, planos de consórcios e opções de financiamentos. Carta de créditos de longo prazo, facilidade de negociações on-line e seminovos com procedência garantida são oportunidades para explorar e expandir a receita da concessionária.

  1. Mudança no modelo de negócios.

Oferecer veículos por assinatura, explicita a necessidade da indústria em diversificar a prestação de serviços. Ou seja, é uma boa oportunidade para as empresas focarem em prover um serviço pensado na mobilidade urbana e perfil de consumidor, e ser menos sobre “vender carros”. Procure trabalhar uma experiência completa de compra durante toda a jornada de consumo, elevando as expectativas do consumidor e assim, garantindo um processo mais eficiente.

Enfim, maturidade e resiliência são essenciais para sobreviver nessa indústria. É importante contar também com uma equipe de marketing digital integrada com tudo que sua concessionária tem de melhor para oferecer.

Buscando uma equipe de especialistas para ajudar a alcançar os melhores resultados e ainda encontrar as melhores soluções? Entre em contato com a Ilha Tecnologia! A equipe com as soluções certas para o seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha