E-business e características dos negócios digitais

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

O empreendedorismo digital já passou de tendência e tornou-se uma realidade bastante comum até nas pequenas cidades brasileiras. Muitas pessoas, encorajadas em conquistar estabilidade financeira ou trabalhar com algo que proporcione mais satisfação sem cobranças de superiores, arriscam empreender no digital e investir no setor que cresce cada vez mais.

O E-business é o nome para electronic business, ou no português, negócio eletrônico. Geralmente estão localizados na internet, fazem parte do universo virtual e vem conquistando mais espaço na vida do consumidor, por estarem constantemente inovando e adaptando-se com o tempo.

Costumeiramente, E-business tem grandes chances de ser associado, ou até mesmo confundido, com e-commerce. Estamos aqui para colocar os pingos nos i’s e te ajudar entender o que difere. Dentro do e-business, temos duas áreas famosas: o e-commerce e o e-service. É comum serem confundidas pela semelhança, mas enquanto o e-commerce é destinado a vendas pela internet, o e-service tem a finalidade de prestar serviços on-line.

É a diferença entre Netflix e iFood, por exemplo. Enquanto o iFood funciona como um comércio eletrônico para que você receba seu pedido em sua casa, a Netflix é uma prestadora de serviço virtual, onde filmes e séries estão disponíveis para assistir no streaming.

Ambos são e-business, mas diferem nos seus segmentos de mercado. É possível também que o e-business funcione com ambas divisões, vendas de produtos e prestação de serviços, que é o caso da Amazon.

Das vantagens que pode-se destacar sobre o e-business, listamos algumas abaixo:

1 – Redução dos custos.

Por se tratar de uma estrutura virtual, o e-business te ajuda a evitar maiores gastos que um espaço presencial exigiria. A internet é uma grande facilitadora para contactar pessoas, sendo assim, você já começa economizando em alguns dos processos e tende a focar nas prioridades.

2 – Disponibilidade ampla no mercado.

Essa daqui é super importante porque pode te posicionar muito bem frente a concorrência. Bons fornecedores e preços são um prato cheio para um e-business. Por estar diante a um universo online extenso, existem grandes possibilidades de encontrar bons contatos para melhorar a qualidade do serviço, ampliando a atuação no mercado e ajudando a estruturar um negócio bem sucedido.

3 – Comunicação mais rápida e personalizada.

Graças a globalização da internet e a consolidação das redes sociais, atualmente o consumidor está ativamente participando junto com as empresas sobre seus respectivos universos. Está diante a internet possibilita que sua comunicação seja mais assertiva para seu público, e que o fluxo de comunicação funcione mais rápido, ajudando seu e-business a estabelecer naturalmente uma comunicação personalizada.

O que falta para você empreender digitalmente? Existem diversos modos de idealizar sonhos sem precisar investir muita grana para isso. Quer começar a colocar a ideia do seu e-business, seja e-commerce ou e-service, no papel e acompanhar ganhar vida? Entre em contato com a Ilha! Somos especialistas no digital.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha