Com a falta de chips, seminovos e usados conquistam mais espaço no mercado automotivo

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

Contrariando a regra, a busca por carros seminovos têm sido impulsionada nos últimos anos e é a expectativa para este ano também. Essa valorização de usados no mercado tem motivo. Recentemente e em função da pandemia, a produção do chip semicondutor, necessário para funcionamento dos veículos, está lenta, gerando escassez, e a falta da distribuição do item pode se estender até 2023.

Diante desse cenário, as concessionárias, que têm veículos zero quilômetro como produto estrela, precisam investir em outras receitas para alcançar bons resultados.

De acordo com a Tabela Fipe, responsável por expressar preços médios de veículos no mercado nacional, um mês antes da pandemia, no mês de fevereiro de 2020, até julho de 2021, pode-se perceber que os veículos usados conquistaram um aumento significativo no preço, mais de 24%.

Esse mercado volátil e mutável mostrou a valorização de um novo modelo de consumo. Veículos seminovos, agora, também são considerados tanto quanto os novos na mente dos consumidores.

Em contrapartida, algumas concessionárias exploram a oportunidade desse momento. Se antes oferecer a condição de pelo menos 25% (um quarto) da tabela FIPE incentivava interessados e curiosos, agora, as concessionárias oferecem até 100% da tabela FIPE para incluir seus serviços de acordo com a demanda encontrada no mercado. Além de investir também no mercado de compra e venda, aceitando veículos usados como lance para conquistar o próximo carro, até mesmo um seminovo com jeito de novo.

Dependendo das mudanças e transformações sofridas nesse mercado, é capaz do consumidor receber um retorno maior do que pagou no modelo quando estava zero quilômetro. É esse modelo de negócio que surpreende diretores de concessionárias e economistas da área.

Pelo ritmo lento no fluxo de produção, venda e entrega de veículos zero, a vitrine de usados precisou de melhorias. Agora, a procedência documentada do veículo traz mais vantagens e segurança na hora do cliente optar pelo seminovo: 1 ano de garantia, processo de triagem e revisões severas são atrativos para aqueles que estão à procura de seminovos mas ainda sentem uma insegurança que era comum a 5 anos atrás.

Então, frente a um mercado como os das concessionárias, o gerenciamento e direcionamento de investimento cada vez mais deve ser pensado estrategicamente. Estudar as competitividades da concorrência é um modo de gerar novos insights para o seu negócio.

Mas, contar com uma equipe de especialistas em marketing digital e tecnologia da informação pode auxiliar a empresa a dar um passo à frente com melhores resultados. É onde entram anúncios por plataformas como google ads e facebook ads, e-mail marketing automático e chamativo e ações focadas no público com objetivo e perspectiva de crescimento.

É onde você pode contar com a gente! Entre em contato com a Ilha Tecnologia e descubra como valorizar seu negócio com as melhores ferramentas do mercado.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha