Como as redes sociais podem ajudar a sua empresa durante a pandemia

Compartilhe esse conteúdo:

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Com a crise que a pandemia do novo coronavirus está trazendo para empresas de pequeno a grande porte em todo o mundo, é fundamental começar a repensar algumas alternativas de marketing e vendas. Já é um fato que o comportamento das pessoas mudou em relação às compras, principalmente por causa das medidas de isolamento social e quarentenas que “obrigam” a maioria a recorrer às compras online.

Isso quer dizer que se a sua empresa não tem presença online, dificilmente conseguirá resistir a essa mudança, o que com certeza vai impactar no futuro do seu negócio. Este fenômeno já vinha acontecendo, mas especialmente agora as lojas que contam com um site completo, plataforma de E-commerce e perfis fortes nas redes sociais vão ter ainda mais resultados que aquelas que ainda não migraram para a internet.

Você não quer ficar de fora dessa, né? Então veja essas dicas e comece agora a dar mais atenção para a presença digital da sua empresa.

Comece pelo básico

Para ter uma transformação digital na sua empresa, a primeira coisa a fazer é criar um site institucional. Nele, é importante adicionar todas as informações básicas como os produtos e serviços com os quais trabalham, a localização, horários de funcionamento, área de atendimento e os diferentes canais de contato com a sua equipe. Contar com atendimento online por WhatsApp e Facebook Messenger é fundamental, e mais importante ainda é que estes canais sejam eficientes, com tempo de resposta rápido e soluções efetivas para o que o cliente possa precisar.

Depois, é necessário criar páginas corporativas em diferentes redes sociais. Não aposte só em uma, procure diversificar. As básicas hoje em dia são principalmente o Facebook e o Instagram, mas também existem outras como LinkedIn, Pinterest, Twitter, etc. Cada rede social possui uma finalidade específica, e é importante entender como elas funcionam para elaborar uma boa estratégia de marketing digital.

Para facilitar e agilizar todo esse trabalho, você pode procurar ajuda de especialistas como a Ilha Tecnologia. Uma equipe profissional de marketing digital pode criar uma estratégia personalizada para o seu tipo de negócio e a área onde a sua empresa atua, direcionando os esforços para divulgar a sua marca e gerar mais vendas através de canais online.

Aposte nas vendas online

As redes sociais não servem apenas para que os clientes possam conversar com a sua empresa, e nem para fazer só publicidade de ofertas e produtos. Hoje, já dá para vender através delas.

No Facebook, por exemplo, existe o MarketPlace, onde é possível criar uma espécie de loja dentro da rede social e oferecer seus produtos por ali mesmo. Também é possível fazer isso pelo Instagram e até pelo WhatsApp, com a ferramenta WhatsApp for Business. Outra opção é aproveitar o site da sua empresa e criar uma plataforma de E-commerce. Veja neste post algumas dicas para ter um E-commerce eficiente.

Com estes recursos, você pode deixar à disposição uma loja online para que as pessoas comprem em poucos cliques e com pagamento eletrônico (muito mais seguro que usar maquininha ou dinheiro).

Coordene a sua equipe para que, mesmo com trabalho remoto, o serviço seja o mais eficiente e rápido possível, porque quanto mais agilidade você tiver na entrega, mais satisfeitos os clientes vão ficar. É preciso planejar desde o atendimento virtual, passando pela gestão de estoque, até a logística do delivery para que o produto chegue impecável na porta do comprador. Aqui também entram os aplicativos como Uber, Rappi e muitos outros que facilitam o processo de entrega a domicílio, mas você também pode criar o seu próprio serviço de delivery, mais personalizado e seguro.

Mantenha o contato

Mesmo que a sua equipe esteja atendendo virtualmente, é importante trabalhar para manter um contato bem próximo com os seus clientes. Isso conta principalmente para aqueles que costumavam comprar na sua loja física. Saber quem eles são, conversar e oferecer benefícios ou serviços diferenciados ajudará a mantê-los por perto, e até a conseguir novos clientes por indicação.

Por exemplo, é possível usar o WhatsApp para criar uma lista dos seus principais clientes e parceiros para enviar informações e ofertas de produtos, além de aproveitar o canal de comunicação para explicar sobre o seu sistema de entregas ou de atendimento. No Instagram, dá para usar a lista de Melhores Amigos nos Stories para direcionar ofertas aos clientes mais antigos ou mais próximos da sua empresa. Veja mais funcionalidades do Instagram para negócios clicando aqui.

Outra maneira de dar a conhecer a sua marca é através dos influenciadores digitais. Procure na sua região as pessoas que contam com presença forte e altos índices de visualização em diferentes canais online como Youtube e Instagram, e negocie com elas uma forma de promover o seu produto.

Aproveite os resultados até depois da crise

Tenha em mente que essa pandemia vai passar, mas os esforços que você fizer para reforçar a presença digital da sua empresa vão permanecer mesmo depois dessa crise. Além de ajudar o seu negócio a superar esse momento, se o trabalho for bem feito os resultados continuarão a aparecer até quando tudo voltar ao normal. Ou seja, investir na transformação digital da sua empresa é também uma estratégia a longo prazo.

Então, vamos começar? Troque uma ideia com a equipe da Ilha Tecnologia, agência especializada em criação de estratégias de marketing e canais digitais para empresas como a sua. Entre em contato pelo telefone (27) 4042-0308, pelo WhatsApp (27) 4042-0308 ou preenchendo o formulário abaixo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row columns_type=”none” height=”auto” width=”full” el_id=”faleconosco”][vc_column text_color=”#ffffff” animate=”afl” width=”1/2″ css=”.vc_custom_1437674697766{background: #eeeeee url(https://d1mcpktd27z5n0.cloudfront.net/cdn/ilhaag/site/2015/07/03132702/gaussian_blur113.jpg?id=5202) !important;}”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: VIX ::”]

(27)4062-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: CWB ::”]

(41)4063-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: RIO ::”]

(21)4042-3186

[/us_iconbox][/vc_column_inner][/vc_row_inner][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_separator type=”invisible” size=”small”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5392″ link=”url:https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fpartners%2F%23a_profile%3Bbdgt%3D2000%2C10000%3Bidtf%3D7865236207||target:%20_blank”][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5393″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5395″][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5394″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha

Conheça as nossas soluções!

Agende uma consulta com a nossa equipe comercial para um teste de nossas soluções.