Vamos falar sobre a humanização das marcas?

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

Empatia com o consumidor. O exercício de vestir os sapatos do seu público para entender melhor sobre suas necessidades e anseios é uma das práticas mais adotadas hoje em dia por marcas que desejam estar mais presentes na jornada de consumo do seu público.

Observando atentamente o mercado, a maioria das marcas, ou boa parte delas, mantém uma relação apenas de compra e venda com o consumidor. Sendo privilégio de grandes marcas criar e manter relacionamento com seu público com mais facilidade.

Com a globalização da internet e avanço das tecnologias tanto na comunicação quanto na inovação de serviços, novas possibilidades de interatividade estão surgindo para agregar valores na relação marca-consumidor.

Um conceito empregado hoje em dia tanto no meio online quanto no offline, é a humanização das marcas. Humanizar é o ato da marca se aproximar das pessoas, entendendo seus desejos, sentimentos e necessidades.

Um exemplo simples e bastante comum sobre o processo de humanização são as datas comemorativas. Como por exemplo, o dia das mães, que está sempre sendo associado a carinho, afeto e amor. Enquanto a páscoa, de um outro lado, tem o espírito de renovação como ponto chave para comemorar a data. Atualmente, essa associação busca tornar o momento mais interativo em relação ao consumidor com a marca, uma atitude para aproximar marcas de pessoas, tornando-as, para seus consumidores, mais humana.

Para somar na aproximação do público com o universo da empresa, algumas delas buscam dar vida para o meio digital com a criação de personagens! É o caso de empresas como Casas Bahia, Magazine Luiza e Natura, por exemplo.

Essas marcas carregam posicionamento claro e conciso. Adotam personagens digitais para que sejam porta-voz para seu público sobre todos os valores associados a marca, que muita das vezes está mais do que consolidada na vida do público, entretanto a profundidade na relação acontece através da interação nas redes.

Não entenda mal, o foco ainda é vender produtos e serviços, e nunca deixará de ser. Mas além disso, é sobre estar presente ativamente na vida do consumidor, proporcionando uma abertura para construir um vínculo duradouro e ganhar espaço no seu dia.

Entre as vantagens que podemos colher com o processo de humanização da marca, a comunicação evolutiva se destaca, pois através dela conseguimos inspirar seu público e gerar oportunidades para que se tornem aliados da marca, apoiando e engajando os conteúdos das redes de modo natural.

A Ilha também embarcou nessa onda e topou o desafio da criação de um personagem virtual para a Honda Shori. A Iasho já está presente ativamente nas plataformas digitais da marca, facilitando o contato com o cliente e o aproximando da marca por meio das redes.

Por aqui a transformação digital já está a todo vapor. Deseja aproveitar este momento e incluir sua marca nas tendências digitais? Entre em contato com a Ilha! Somos especialistas no assunto.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha