Transformação digital: como impulsionar estratégias competitivas

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

É fato que, com a criação da rede digital e o surgimento da globalização, a informação se tornou mais democrática. Uma tecnologia que surgiu com a finalidade de ser um canal de facilitação, hoje, pode ser considerada indispensável, sendo possível identificar os impactos causados em nosso dia a dia.  Costumes como alugar filmes em locadoras ou ficar dependente do cinema foram substituídos por diversas opções de plataformas de streaming.

Outro exemplo da transformação digital em nossas vidas é a troca dos números de contatos de taxistas anotados em cadernetas ou cartões. Agora, é possível chamar um motorista por meio de aplicativos. Até mesmo hábitos normais, como ir ao supermercado, estão passando por um processo de modernização e transformação, visto que já é possível realizar pedidos de vários tipos de produtos alimentícios também por aplicativos.

Diante da nova forma de consumo que estamos vivendo, o e-commerce vem se destacando a cada ano. Tanto grandes como pequenos empreendedores estão se inserindo cada vez mais no mundo digital. Estima-se que, no ano de 2021, foram gastos mais de 161 bilhões em compras online, valor impulsionado principalmente pela pandemia do Coronavírus, que gerou um aumento de 75% das aquisições em lojas virtuais. 

Todas essas mudanças trouxeram para o mundo dos negócios uma nova perspectiva do uso dessas tecnologias, de forma que fosse determinante para o sucesso e prestígio de determinada empresa. Já pensou em ser encontrado pelo seu público e, através disso, compartilhar informações sobre o seu serviço ou produto? E, ainda, conseguir convertê-lo fielmente para sua empresa? É aí que está a importância de uma boa gestão digital. Saiba os benefícios e como dar os primeiros passos para impulsionar a sua estratégia:

Benefícios de impulsionar o seu negócio com estratégias competitivas:

1) Presença digital – Além de servir como “vitrine” para o seu cliente, é geralmente na internet que o consumidor procura informação sobre algum produto de interesse. Um bom posicionamento da marca garante que sua empresa seja encontrada de forma mais fácil.

2) Alcance maior de público – O marketing digital abre portas para um grande número de possíveis clientes, visto que 80% da população do Brasil tem acesso à internet e está conectada neste meio.

3) Segmentação do público – Também é possível definir o perfil do seu possível cliente, gastando esforços em consumidores que têm afinidade com o seu produto ou serviço, utilizando estratégias de marketing.

Como aplicar estratégias competitivas na sua empresa:

1 – Planejamento e mindset digital: Antes de mais nada, é necessário entender o posicionamento da sua empresa, e saber quais resultados ela almeja, para assim começar a traçar um plano e trabalhar a parte digital do seu negócio. Com conteúdo de qualidade e consistência, é possível conquistar um espaço de liderança e se tornar referência em sua área no mundo digital.

2 – Persona: Para uma comunicação eficaz, o ideal é realizar uma pesquisa do perfil do seu cliente, para que você possa saber com quem está falando, o que esse cliente busca na internet e como ele se comporta, para assim conseguir a melhor forma de desenvolver a sua comunicação.

3 – Invista em estratégias de Marketing: O crescimento do seu negócio pode estar totalmente ligado aos investimentos que você realiza para ele. As formas mais eficazes são as estratégias adotadas para otimizar a sua presença digital, englobando técnicas desenvolvidas de acordo com os objetivos a serem alcançados, como: marketing de conteúdo e inbound marketing para métodos orgânicos e gerenciamento de tráfego pago.

4 – Transformação digital é um processo diário: Sempre surgem novas tecnologias e formatos de comunicação. Para acompanhar o mercado, é preciso atualizar o modelo do seu negócio digital diariamente. E isso inclui estar por dentro das tendências e falar a linguagem da internet!

5 – Invista em um time que agregue valor a sua marca: Ações de treinamentos e até contratação de profissionais qualificados farão total diferença nos seus resultados. Conte com o time da Ilha Tecnologia para fazer o seu negócio ficar com tudo na área digital! 

Curtiu o conteúdo, se interessou e quer saber como colocar tudo isso em prática tendo uma equipe com experiência no assunto? Então entre em contato com a Ilha Tecnologia e faça o seu negócio ser referência no digital!

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha