TikTok e Reels – Quem são eles e como usar no seu negócio

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no telegram

O TikTok é uma rede social chinesa de vídeos que se caracteriza pelo seu conteúdo autêntico gerado por seus usuários. Dublagens e danças são os favoritos por lá, e devagar o TikTok foi ganhando público, principalmente os mais jovens em idade pré-adolescente. Ele nem era tão popular aqui no Brasil mas caiu no gosto da galera no período da quarentena. Com mais tempo em casa, todo mundo deu um jeito de baixar o app para pelo menos matar a curiosidade. E assim ele tornou-se o aplicativo queridinho de milhões de pessoas nos últimos meses.

Além de usuários comuns e influenciadores, grandes e pequenos negócios começaram a criar conteúdos por lá também como forma de conquistar mais público e direcionar os seguidores para suas páginas de Instagram e sites. Um dos pontos mais altos do TikTok é seu algoritmo “do bem”. Ele entrega o conteúdo produzido para milhares de pessoas e você acaba aparecendo para muita gente no feed ou For You, como é chamado por lá.

O sucesso foi tanto que a equipe de Mark Zuckerberg entrou em alerta, e percebendo a migração das pessoas para o TikTok deu um jeito de tentar trazer essas pessoas para o Instagram novamente. Afinal, tem muita gente passando mais tempo no app chinês do que nos stories, que foi a grande sensação dos últimos anos. E ele tomou mesmo uma atitude que foi transformar o “Cenas”, uma ferramenta com pouco uso nos stories, no “Reels”, com possibilidades de fazer dublagens, colocar efeitos de som e imagem e tudo mais que o TikTok faz.

E quando Mark entra na briga ele entra pra valer. O Instagram criou também uma novaaba de conteúdo no perfil dos usuários só para o Reels, mas as publicações também poderão ser compartilhadas no feed e, no caso de uma conta pública, na página Explorar. Os reels também passarão por uma curadoria e os melhores aparecerão na seção “Em destaque”. Resumindo: ele praticamente criou um TikTok para o Instagram.

Mas como o meu negócio pode se inserir nos contextos dessas novas redes?

Uma coisa que já vem sendo falada há alguns anos pelos setores de Marketing Digital é que o vídeo é a mídia da vez. Então se o seu negócio não está adaptado para pensar em formatos audiovisuais, já passou da hora de começar a estudar esses tipos de conteúdo. A próxima geração adulta com poder de consumo são as chamadas nativas digitais ou geração Z. Eles já estão entrando no mercado de trabalho e sua cultura é totalmente voltada para o digital e as facilidades que esse universo oferece. Isso acontece por causa do amplo acesso que a Geração Z tem às informações, por meio da internet, utilizando ferramentas como smartphones, tablets etc.

A gente sabe que nem todo negócio possui condições de contratar grandes produtoras de vídeo para produzir seus materiais, e a nossa dica é: comece a mostrar os bastidores do seu negócio, mesmo que de forma mais simples, pelo celular. Para quem ainda não se habituou com o TikTok, uma forma prática de começar é estar presente nos stories do Instagram da sua marca e criar aproximação com seu público através dessas ferramentas. Faça testes para descobrir o que seus clientes se interessam mais. Quem não está utilizando a tecnologia para criar conteúdos relevantes, está deixando de vender mais.

Precisa de ajuda para inserir seu negócio nas novas plataformas digitais? Fale conosco pelo telefone ou Whatsapp: (27) 4042-0308, ou preencha o formulário abaixo.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha