Psicologia das Cores no Marketing

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no telegram

As cores desempenham um papel fundamental na comunicação. Estão presentes no design causando impacto visual na nossa mente e influenciando nosso organismo desde a primeira impressão.

Isso porque, a psicologia das cores é um estudo realizado em razão de como as cores afetam o comportamento humano, podendo ampliar ou reduzir sensações e sentimentos, até mesmo na hora da compra.

Cada cor desempenha um papel de levar o consumidor a ter uma percepção, com uso correto combinado ao objetivo do que deve ser comunicado, é possível estimular nas pessoas as sensações certas.

É importante aprender a trabalhar com a aplicação das cores para o momento certo. Existem alguns significados de senso comum ligados às cores. As palavras mais associadas a cada cor você confere na lista abaixo:

 

Amarelo – Otimismo, felicidade, dinamismo, clareza.

Azul – Confiança, calma, fé, harmonia.

Vermelho – Energia, paixão, coragem, raiva.

Verde – Natureza, generosidade, saudável, sorte.

Rosa – Charme, leveza, delicadeza.

Laranja – Diversão, humor, entusiasmo.

Branco – Paz, pureza, proteção.

Preto – Luxo, sofisticação, elegância, formalidade, anonimato.

 

Imagina aplicado ao marketing?

A aplicação da psicologia das cores no marketing de conteúdo é um elemento favorável para alcançar o objetivo do que está sendo comunicado, como passar uma mensagem com maior clareza, teor de felicidade e outros aspectos.

Para sua estratégia de marketing, é de suma importância ficar atento aos significados que as cores transmitem. A comunicação visual tem maior impacto no consumidor, porque é imediato. O texto é a parte de apoio que fará o leitor entender a mensagem com maior clareza, mas isso não é um processo tão instantâneo perto do efeito que a parte gráfica causa.

As cores auxiliam a imagem ao despertar emoções, fazendo com o que a interação com a peça seja mais fácil.

Para facilitar na hora de estabelecer a cor mais adequada para um branding, é preciso focar no que contempla a marca. Se o objetivo é gerar confiança, opte por tons de azul. Se a sua marca tem seus pilares no estilo de vida saudável, a cor verde é a mais indicada.

As cores existem e fazem parte da nossa forma de se expressar há bastante tempo. Escolher a cor certa para seu branding, produto e/ou comunicação visual é indispensável para potencializar uma ação.

Já está querendo saber quais as cores certas para o seu site ou social media? Entre em contato com a Ilha! Somos especialistas no ramo.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha