Pandemia do novo coronavirus abre as portas para a evolução do E-commerce

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Nesta pandemia do Covid-19, as medidas tomadas por diferentes governos quanto à restrição de circulação e distanciamento social têm afetado a demanda dos mais variados serviços e produtos, principalmente em empresas que dependem mais do atendimento presencial para vender. Conforme a quarentena avança, portas se fecham e equipes de trabalho se desfazem sem ter uma noção exata de como a empresa poderá superar esse período.

Mas enquanto isso acontece, tem uma porta que está se abrindo ainda mais para novas oportunidades: a do E-commerce, que são as já conhecidas lojas virtuais. Com as pessoas passando muito mais tempo em casa, diferentes serviços de consumo via internet estão recebendo ainda mais atenção. Um estudo da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) aponta que alguns nichos cresceram mais de 180% em apenas uma quinzena de quarentena. Ainda que uns mais e outros menos, percebe-se na maioria dos setores um aumento considerável na busca por compras e atendimento online, seja de farmácia, supermercados, moda e decoração, eletrônicos, autopeças, etc.

O E-commerce é uma das decisões mais certeiras que uma empresa pode tomar agora, pois o segmento apresenta várias vantagens como a segurança do consumidor (já que ele não precisa sair de casa para comprar); a vazão e movimentação do estoque; a possibilidade de manter colaboradores em diferentes atividades (confira mais adiante algumas dicas); e também o custo relativamente mais baixo para manter o negócio.

Mas não basta apenas montar a sua loja virtual e esperar que os clientes comecem a comprar. É preciso oferecer, além dos produtos, um serviço ágil de qualidade e ter uma equipe sempre disposta a atender qualquer dúvida ou necessidade do consumidor. Isso dá margem para inovar e levar o negócio online ao sucesso!

Mas como desenvolver um E-commerce chamativo no meio deste boom virtual?

Aqui podemos citar algumas ideias que têm surgido como uma nova geração do e-commerce, e mostram como é possível inovar e ter resultados no meio da crise. Uma delas são as plataformas de realidade aumentada e inteligência artificial, com espaços virtuais totalmente interativos onde o usuário pode não só comprar, mas também navegar através de vídeos, assistir a um streaming especial sobre a sua marca, ter acesso a benefícios exclusivos, entre outras coisas que fazem a experiência mais significativa que apenas o ato de consumir o seu produto.

É importante também incluir a sua equipe nesta iniciativa, por exemplo, redirecionando o trabalho dos colaboradores que até então trabalhavam em lojas físicas para a consultoria e atendimento online. Hoje as ferramentas de mensagens instantâneas facilitam muito esta conexão mais personalizada com as pessoas que estão visitando o seu E-commerce. Além de manter seus funcionários empregados, deixar uma equipe especializada à disposição dos clientes para ajudá-los a encontrar o que precisam, mesmo à distância, com certeza é um grande diferencial para qualquer empresa.

No segmento de alimentos e restaurantes, que devem ter as portas fechadas para o atendimento a público durante a pandemia, a solução tem sido a venda de marmitas embaladas e pedidos via delivery, contando com os serviços de apps como Ifood, Rappi, Uber Eats e outros. Mas outros tipos de empresas também podem continuar funcionando com este sistema. A entrega a domicílio permite manter a equipe trabalhando, e também existe a oportunidade de desenvolver uma logística personalizada da sua marca. É importante ter certeza de que, seja qual for o serviço que você opte usar, todas as medidas de higiene e distanciamento estejam sendo tomadas não só para a segurança dos clientes, mas também dos colaboradores.

Além destes, quais são os principais pontos a considerar para um bom E-commerce?

  • Repense a “vitrine virtual”: ao estar isolado em casa e ter um sentido de urgência pela doença, as pessoas estão procurando tanto artigos de higiene, medicamentos e coisas de uso doméstico como produtos para o entretenimento e conhecimento, entre outros. Saber o que pode ser mais útil para o seu consumidor neste momento é importante, porque assim é possível colocar na sua página principal um acesso mais rápido e fácil para esses produtos específicos.
  • Redobre esforços para a eficiência logística: procure que a entrega dos produtos em domicílio sejam feitas o mais rápido possível. A agilidade e qualidade do serviço logístico contam bastante na experiência do cliente, e vão influenciar na satisfação dele ao comprar da sua empresa. Outra ideia é usar suas lojas físicas para facilitar a entrega ou o “pickup” seguro, com pagamento online.
  • Atualize os canais de comunicação: crie canais de atendimento eficientes e deixe a informação bem clara e disponível para os usuários na sua plataforma de vendas. Dê preferência às mensagens instantâneas e números de telefone que realmente sirvam para solucionar qualquer necessidade do cliente. Também crie banners ou seções na página explicando como sua empresa está funcionando durante este período, principalmente em relação ao processo de compra e entregas.
  • Mantenha preços realistas e ofereça benefícios: não aumente preços só por causa da pandemia. Seja realista e pé no chão, porque a crise vai passar e a imagem da sua empresa estará sempre sendo avaliada pelos consumidores. Ao invés disso, ofereça benefícios e promoções especiais que sirvam como apoio às pessoas nesse momento. Também garanta que a propaganda que você faz na sua loja online poderá ser cumprida, evitando ao máximo a quebra de estoque ou outros problemas do tipo.
  • Tenha em mente que o mundo vai mudar: o e-commerce não é uma solução momentânea, mas sim uma oportunidade de negócio a longo prazo. O comportamento das pessoas vai mudar mesmo depois que a pandemia terminar, pois elas terão mais intimidade e aceitação com as ferramentas digitais.

Conclusão

A pandemia do Covid-19 alterou a rotina de diversas formas, e esses efeitos devem ser sentidos mesmo depois que tudo isso passar. As pessoas começam a buscar mais sentido no que compram, e procuram proximidade e identificação nas marcas e empresas ao seu redor. Lembre-se disso, não ofereça só um produto, mas sim ajuda e experiências com sentido.

E aí, que tal aproveitar esse momento para dar uma turbinada na sua loja online? Fale com a equipe da Ilha Tecnologia, especializada em desenvolvimento de E-commerce, e vamos conversar sobre boas ideias para manter o seu negócio na ativa mesmo durante essa pandemia. Você pode entrar em contato pelos telefone (27) 4042-0308 ou pelo WhatsApp (27) 4042-0308.  Se preferir, envie-nos um e-mail preenchendo o formulário abaixo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row columns_type=”none” height=”auto” width=”full” el_id=”faleconosco”][vc_column text_color=”#ffffff” animate=”afl” width=”1/2″ css=”.vc_custom_1437674697766{background: #eeeeee url(https://d1mcpktd27z5n0.cloudfront.net/cdn/ilhaag/site/2015/07/03132702/gaussian_blur113.jpg?id=5202) !important;}”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: VIX ::”]

(27)4062-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: CWB ::”]

(41)4063-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: RIO ::”]

(21)4042-3186

[/us_iconbox][/vc_column_inner][/vc_row_inner][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_separator type=”invisible” size=”small”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5392″ link=”url:https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fpartners%2F%23a_profile%3Bbdgt%3D2000%2C10000%3Bidtf%3D7865236207||target:%20_blank”][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5393″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5395″][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5394″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha