Palavra do CEO: O trajeto da necessidade até a compra

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

O processo de escolha e de decisão de compra do consumidor é uma verdadeira jornada, que é caracterizada por todas as etapas de relacionamento de um cliente com a empresa desde o primeiro contato, a decisão de compra ou não e até o pós-venda. Cada uma dessas etapas deve ser composta por um conjunto de ações de marketing específicas e bem alinhadas com a estratégia da empresa. 

Essa jornada normalmente é composta por três etapas bem definidas: descoberta, consideração e decisão de compra. 

Na primeira fase, de descoberta, o potencial cliente ainda está buscando informações sobre o tema, e na maioria das vezes ainda não possui o desejo de efetuar uma compra. Sua procura não é por produtos ou serviços e, portanto, devemos trabalhar com materiais de suporte, como textos de blog, tutoriais e vídeos educativos que direcionam a pessoa para a próxima etapa da jornada. 

Já na etapa seguinte, de consideração, o consumidor já está familiarizado com o tema e começa a busca por soluções ou produtos. Aqui o recomendado é o uso de conteúdos mais específicos, como guias e comparativos. Também é possível trabalhar com uma noção das faixas de preço do produto ou solução. 

Na última fase, a decisão de compra, o cliente está à procura de recomendações e dados que o ajudem a escolher a melhor marca ou fabricante do produto que ele deseja – nesse estágio, o ideal é optar por conteúdos de demonstração do item com suas características de especificação, casos de uso e experiências positivas vividas por outros clientes, preços com ofertas, facilidades de pagamento, pós-venda e etc. 

Usar diferentes tipos de conteúdos, desde que estejam bem alinhados nas diferentes etapas da jornada do consumidor é essencial para alcançar resultados positivos ao final do processo de decisão. É preciso oferecer qualidade e relevância, fazendo um acompanhamento do cliente em cada uma das fases da jornada. Uma análise das ações do cliente ao longo desse caminho traz direcionadores de alto valor para mapear a experiência do consumidor e perceber o que está certo e o que pode ser melhorado, além de desenvolver o perfil daquele consumidor e como podemos prever seu comportamento no relacionamento com a empresa. 

Sabendo como a jornada do cliente funciona e como aplicá-la, é hora de dar início a esse novo passo rumo ao sucesso!

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha