Marketing para a Geração Z: como comunicar-se com os centennials?

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no telegram

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Geração Z já começou a chegar ao mercado de trabalho, e representa um nicho importante como consumidores para os setores de varejo e serviços. Esta geração de jovens de até 24 anos, também conhecida como Centennials, considera pessoas nascidas desde 1995 até meados da última década, e são os sucessores dos famosos Millenials (Geração Y).

Por representarem cerca de 30% da população brasileira, esta geração diz o que virá no futuro. Um dos maiores desafios, hoje, é entender como estes jovens se comportam e o que desejam, e assim criar estratégias efetivas para conseguir comunicar-se com eles e entregar produtos e serviços que realmente sejam do seu interesse.

Já existem inúmeros estudos feitos sobre esse tema, e muita coisa que ajuda a repensar o marketing para esta geração já foi descoberta. Uma delas são os 3Fs (Future, Family & Fun – Futuro, família e diversão). Estes são os três principais pilares que preocupam os jovens e que são uma porta de entrada para comunicar-se com eles.

Os 3Fs que ajudam a entender esta geração

Estes pilares são a base para começar a conversar com a Geração Z de acordo com o que eles acreditam, esperam e veem no mundo ao seu redor.

  • Futuro: esta geração cresceu com muitas expectativas voltadas ao seu próprio futuro. O maior medo que eles possuem é a possibilidade de não ter um emprego, ou não ter um propósito de vida com sentido. Esses receios fazem com que a maioria deles pense em empreender, ou ser de alguma maneira autossuficientes em relação a estes dois temas. Ou seja, são jovens que veem na independência e autonomia um sinal de êxito.
  • Família: os jovens também se importam com a família, e procuram principalmente no YouTube por influencers ou conteúdos que sirvam como um manual para a vida. Para eles, é importante adequar-se a um propósito que não impacte negativamente as famílias envolvidas.
  • Diversão (Fun): como diversão, a Geração Z procura entretenimento principalmente na música, games e no uso de smartphones. É claro que este último é o principal, já que é através dele que os jovens acessam músicas e jogos, além de usá-lo como ferramenta para se informar, socializar, produzir conteúdos próprios, etc.

5 certezas que precisam ser incluídas no seu planejamento

Com todas as análises já feitas, há alguns fatos que definem a Geração Z e que precisam estar incluídas em qualquer planejamento de marketing que seja voltado para eles. Veja só:

  1. Esqueça a TV: os Centennials já não consideram a televisão como um meio importante para informar-se. O ponto central de comunicação deles é pelos dispositivos móveis, com os quais eles tiveram contato desde criança. São pessoas que nunca viveram em um mundo sem internet. Portanto, é fundamental investir em marketing digital para comunicar-se com eles.
  2. Diga a verdade: estes jovens ainda valorizam marcas, mas mais que isso, eles se importam com o que o nome daquela empresa representa. Eles preferem consumir com sentido, e se importam com o posicionamento das marcas frente a diferentes questões como meio ambiente, sociedade, política, etc.

A Geração Z se preocupa com o coletivo, procura saber a verdade sobre de onde o produto vem e como é fabricado. Por isso, ter um posicionamento claro e contar histórias reais sobre a empresa nas redes sociais é uma forma de se conectar com este público.

  1. Aproveite a tecnologia: os jovens da Geração Z são nativos digitais e estão acostumados a utilizar a tecnologia ao seu favor. Eles preferem comunicar-se por chat, ainda que seja enviando áudios, do que falar ao telefone.

Então, usar WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, entre outros aplicativos como canais de contato na sua empresa, é a melhor forma para que estes clientes possam tirar dúvidas ou fazer compras facilmente usando o celular.

Estes canais precisam ser eficazes, com atendentes bem preparados que possam (de verdade) resolver problemas rápido. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente, e pode incentivar a que ele recomende a sua marca para outras pessoas. Inclusive, os jovens tendem mais a comprar algo através de recomendação do que pela publicidade.

  1. Disponibilize informação: como quando eles nasceram já havia internet, eles se acostumaram a essa autonomia de pesquisar ali todas as informações que precisassem. Ou seja, essa geração quer a mesma independência quando se trata de resolver problemas ou informar-se sobre um produto ou marca.

Criar uma sessão de FAQ com soluções rápidas para perguntas mais comuns é uma das maneiras de oferecer autonomia para estes clientes. Outra opção é criar conteúdo para as redes sociais com curiosidades, textos informativos, vídeos explicativos, etc. Mas atenção: fazer isso não significa que eles não vão mais precisar da ajuda de um atendente em alguns casos, o que nos faz voltar ao ponto anterior.

  1. Preste atenção neles: com as redes sociais, a Geração Z acaba falando livremente o que pensa, expressando seus interesses e ideias. Por isso, se você quer conversar com eles, é importante primeiro escutar! Veja o que eles dizem, e use isso a favor da sua empresa para fortalecer essa conexão.

Conclusão

Estes são apenas alguns dos pontos que devem ser considerados na hora de pensar em como ter uma comunicação mais eficiente com a Geração Z. Lembre-se que aqui não é só o produto que importa, mas tudo o que está relacionado a ele: o que ele aporta na vida das pessoas; seu impacto ambiental ou social; o posicionamento da empresa em relação a temáticas sociais; a disponibilidade de informações completas e verdadeiras a respeito da empresa e do produto; além da eficiência no atendimento, no processo de compra e na solução de problemas através da internet.

E aí, vamos encarar esse desafio juntos? A Ilha Tecnologia tem uma equipe especializada em marketing e criação de estratégias digitais que está super disposta a te ajudar a melhorar a comunicação com estes novos consumidores. Fale com a gente pelo telefone ou WhatsApp:  (27) 4042-0308.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row columns_type=”none” height=”auto” width=”full” el_id=”faleconosco”][vc_column text_color=”#ffffff” animate=”afl” width=”1/2″ css=”.vc_custom_1437674697766{background: #eeeeee url(https://d1mcpktd27z5n0.cloudfront.net/cdn/ilhaag/site/2015/07/03132702/gaussian_blur113.jpg?id=5202) !important;}”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: VIX ::”]

(27)4062-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: CWB ::”]

(41)4063-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: RIO ::”]

(21)4042-3186

[/us_iconbox][/vc_column_inner][/vc_row_inner][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_separator type=”invisible” size=”small”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5392″ link=”url:https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fpartners%2F%23a_profile%3Bbdgt%3D2000%2C10000%3Bidtf%3D7865236207||target:%20_blank”][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5393″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5395″][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5394″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha