Glossário de Marketing e Tecnologia: entenda alguns termos que usamos 

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

Nos universos da Tecnologia e do Marketing Digital são usados muitos termos técnicos que, sabemos, não é todo o mundo que entende o significado. Aqui no blog da Ilha Tecnologia, é bem comum a gente usar siglas como RPA, IoT, ou ainda palavras como Lead, Landing Page, entre outras…

Mas neste post deixamos tudo mais fácil para você, porque reunimos em um glossário o significado explicado de vários destes termos. É agora que você vai entender muito mais sobre Marketing Digital e Tecnologia. Organizamos a lista por ordem alfabética. Olha só:

AIDA: Acrônimo que abrevia os termos usados para referir-se ao processo de conversão de um lead. As etapas são Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA está baseada no comportamento natural do ser humano para a tomada de decisões.

API: Sigla para Application Programming Interface. São os padrões de programação que fazem um software interagir com o outro, permitindo criar ferramentas de automação que facilitam diferentes processos em uma empresa.

Automação de Marketing: são os mecanismos automatizados aplicados em estratégias de marketing digital. Por exemplo, o disparo automático de milhares de e-mails, entre outras funções possíveis.

Autoridade do site (ou do domínio): É o quando os buscadores como o Google valorizam o domínio e as páginas que compõem um site. É uma das avaliações usadas para definir o posicionamento de um site nos resultados de busca.

Big Data:  É uma enorme quantidade de dados que precisam ser processados e armazenados rapidamente em uma Nuvem. Estes dados podem ser utilizados para diferentes análises, desde resultados de vendas, de tráfego, de engajamento, perfis de leads, e muito mais.

Busca orgânica: É o tráfego em um site que vem das buscas feitas pelo usuário no Google ou em outros buscadores. Quanto maior o índice de visitas por busca orgânica, melhor está o seu posicionamento nos resultados de busca.

ChatbotsSão os “robôs” automatizados usados como primeiro contato para atender aos usuários em chats online. Normalmente são configurados com mensagens automáticas e soluções de problemas padrão, a fim de agilizar atendimentos.

Conversão: É quando os esforços do marketing dão resultado, de acordo com o objetivo de cada estratégia. Considera-se conversão, por exemplo, quando um lead assina uma Newsletter, faz uma compra, se inscreve em um curso, etc.

Cookies: São arquivos simples com informações como o IP do usuário, suas preferências de idioma, etc. Estes arquivos são inseridos no navegador quando a pessoa visita um site, e assim é possível identificar este mesmo usuário em suas visitas futuras.

CRM: Sigla para Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). São softwares que oferecem soluções como a organização de leads, armazenando informações de nome, contato, agendamentos, etc.

CTA: Sigla para Call-to-Action, ou “chamada para ação”. São frases utilizadas no marketing digital para indicar uma ação ao usuário ou leitor. Por exemplo: “clique aqui!”, “entre em contato”, etc.

E-commerceSão as lojas virtuais, criadas para vender os mais diversos produtos ou serviços pela internet.

Engajamento: É quando existe resposta por parte dos usuários, leitores do blog ou seguidores das redes sociais de uma empresa. Um bom engajamento é quando uma postagem possui alto número de reações como curtidas, comentários e compartilhamentos.

Funil de vendas: É a pirâmide invertida que representa os estágios utilizados pelo Marketing para abordar potenciais clientes. Está composto por Topo de Funil (conteúdos informativos e mais generalizados), Meio de Funil (conteúdos para fortalecer o relacionamento do lead com a empresa) e Fundo de Funil (conteúdos que apresentam a solução da sua empresa para o lead, quando ele está a ponto de tornar-se cliente).

IA (ou AI): sigla para Inteligência Artificial. É graças à IA que hoje é possível criar as inúmeras tecnologias e recursos automatizados presentes no dia a dia. Por exemplo, os chatbots, os robôs que medem temperatura, os robôs usados em linhas de produção, os carros que andam sozinhos, e muito mais.

Inbound Marketing: é o marketing atual, que procura atrair a atenção do cliente para que ele venha até a empresa. Para isso, são criados conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir a um público-alvo. O contrário do Inboud é o Outbound marketing, que usa estratégias mais generalizadas, como outdoors, para chegar a um público mais amplo.

Inside Sales: é uma variação do processo de vendas tradicional. Assim, todas as etapas de vendas são realizadas internamente na empresa, da prospecção ao fechamento. Para isso são usadas técnicas de vendas por telefone, e-mail, mídias sociais e videoconferências.

KPI: Sigla para Key Performance Indicators. São os indicadores definidos pela empresa ou equipe de marketing para medir o progresso de determinadas ações para alcançar um objetivo.

Layout : É o desenho de um site, landing page, postagens para redes sociais, etc. Deve ser criado pensando na melhor usabilidade para o usuário.

Lead: É a pessoa que fornece seus dados em um formulário de conversão ou de contato, demonstrando interesse na sua empresa ou produto. Ele é considerado um potencial cliente, e a equipe de vendas deve determinar se são boas oportunidades de abordagem ou não. Os Leads podem entrar no Funil de Vendas para realizar uma compra.

IoT: É a sigla para Internet of Things (Internet das Coisas). É a tecnologia presente em diversos objetos que usamos no nosso dia a dia, como as fechaduras inteligentes, os automóveis conectados, os relógios com acesso à internet, entre outros.

Marketing de Conteúdo: é a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo, como textos, vídeos, eBooks, postagens em redes sociais, etc. Faz parte das estratégias do Inbound Marketing para atrair leads.

Palavra-chave: são as palavras que resumem o tema principal de um texto, vídeo, etc. É um termo importante, usado pelo SEO para definir a relevância de um conteúdo e o seu posicionamento nos resultados de busca.

Prova social (social proof): são os casos de sucesso de clientes de uma empresa, que podem ser utilizados como marketing de conteúdo para demonstrar credibilidade e empatia.

ROI: Sigla para Return on Investment (Retorno sobre Investimento). É a margem de lucro de acordo com o que foi investido em marketing e os resultados atingidos.

RPA: Sigla para Robot Process Automation (Automação Robótica de Processos). São “bots” de software instalados em diferentes programas e sistemas de uma empresa, a fim de automatizar diferentes tarefas repetitivas e economizar tempo da equipe. Por exemplo, preencher formulários, fazer login em aplicativos, copiar e colar informações, fazer cálculos, etc.

SEM: Sigla para Search Engine Marketing. São as estratégias usadas para promover um site nas páginas de resultados de busca, como o Google. Geralmente está dividido em SEO e em Links Patrocinados (anúncios pagos).

SEO:  Sigla para Search Engine Optimization (otimização para buscadores). É um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de busca orgânica, sem precisar pagar por um anúncio para aparecer em melhores posições.

Tráfego: É o número total de visualizações e visitas em uma página ou em um site.

Web Analytics: É a análise de dados coletados da Internet, a fim de entender e otimizar a usabilidade dos usuários em seu site ou em outros canais digitais.

E aí, já ficou expert em Marketing Digital?

Se você ainda tem dúvidas ou se interessou por alguma das ferramentas citadas, fale com a Ilha Tecnologia. Somos especialistas em RPA, Big Data, Marketing Digital e outras estratégias que trazem melhores resultados para a sua empresa.

Fale conosco pelo telefone ou Whatsapp: (27) 4042-0308, ou preencha o formulário abaixo.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha