Funil de vendas para concessionárias de veículos: como aumentar as conversões?

Compartilhe esse conteúdo:

Considerando o cenário social e econômico da realidade que vivemos hoje, comprar um carro zero, por exemplo, é uma escolha que precisa ter motivo, razão e circunstância.

Com consumidores cada vez mais inteirados sobre todos assuntos que envolvem sua compra e com estilos diferentes de pessoas em um mercado super amplo, entender o funil de vendas na intenção de aumentar as conversões e tornar as etapas da jornada de compra um processo mais eficiente é essencial para o sucesso.

Mas antes de tudo, o que é Funil de Vendas?

É um conceito estratégico separado por etapas, que define toda a jornada de compra de um potencial cliente. O funil representa o caminho que o futuro comprador faz até chegar na compra final. Neste processo é importante que a concessionária acompanhe o cliente desde o início até o fechamento da venda.

Afinal, quais são as etapas dessa jornada?

Topo do Funil

Também nomeada de etapa da consciência, é quando o cliente em potencial toma conhecimento da solução que você vende e tem o primeiro contato com ela, é um processo de descoberta e aprendizado. É nessa primeira etapa que você nutre o novo visitante com informações relevantes e oferece conteúdos interessantes para fazê-lo passar para a próxima etapa do funil.

Meio do Funil

Para chegar até aqui, a pessoa reconhece que tem um ‘problema’ a ser solucionado, e passa a considerar as possíveis soluções que correspondam a este problema. Aqui é importante a construção da relação com o lead. Seja honesto e provoque uma relação de confiança que deixará o lead seguro para se qualificar para a próxima etapa.

Fundo do Funil

A etapa final. É a decisão de compra propriamente dita. Quando os clientes estão efetivando e finalizando o processo, começam a ter acesso aos diferenciais dos seus produtos e serviços e reconhecem as vantagens da empresa.

Importante: Conheça o seu consumidor!

Para poder acompanhá-lo e nutri-lo durante a jornada de compra, é fundamental você saber quem é o consumidor que está neste processo. Por isso é importante definir o público-alvo e a persona que condiz com seu segmento. A persona da sua marca precisa captar a essência do seu cliente ideal. Determinar esses elementos é o que vai te ajudar a conseguir enxergar para qual caminho seguir.

Ao construir e conhecer essa persona, é possível começar a pensar em como, e o que, comunicar com ela do modo certo, no momento certo. Ao mapear o possível cliente durante a jornada de compra, abre uma brecha para encontrar o momento ideal para interagir e desenvolver uma comunicação mais eficiente durante todo o processo de compra.

Conhecendo o seu público consumidor você consegue direcionar os esforços do seu serviço na intenção de conquistar os compradores certos, resultando em otimização de tempo e dinheiro.

Em outras palavras, para e analisa, como você espera ter argumentos consistentes e trazer para seu lado alguém que você mal conhece?

E aqui estão algumas dicas para gerar mais conversões:

  1. Pense nas ações por etapas segmentadas.

Como citamos acima, são 3 as etapas da jornada de compra que o consumidor passa. Por isso é uma boa estratégia direcionar as ações para cada etapa e para atingir o consumidor da melhor forma. Por exemplo, durante a primeira etapa o potencial cliente está tomando conhecimento sobre o problema/necessidade que descobriu. É aí que ele vai em busca de aprender melhor sobre, realizando uma busca online do assunto.

Uma boa opção é investir os esforços em SEO e na reputação online da marca, assim, ao ser pesquisada, poderá ser facilmente encontrada e terá um retorno positivo na mente do consumidor.

  1. Marketing de conteúdo para a marca.

Investir em marketing de conteúdo, nos dias atuais, é primordial para aqueles que desejam se destacar da concorrência. O novo consumidor está super interessado em tendências e pronto para consumir e compartilhar quaisquer conteúdos que tragam uma conexão com seus gostos e preferências.

Aqui, você pode criar um espaço em seu site com informações e orientações sobre os veículos e serviço de pós-venda, tendências da marca ou novas tecnologias que chegaram no mercado automotivo. Além de, claro, manter as redes sociais com conteúdos atrativos e relevantes.

  1. Preparar o Lead para a equipe de vendas.

As etapas de compra fazem parte de uma verdadeira jornada, por isso, o cliente precisa amadurecer até a etapa final. Dito isso, quanto mais qualificados estiverem os leads, melhor para a equipe de vendas das concessionárias e maiores são as chances de conversão.

Aqui é importante trabalhar um reforço interno, alinhando as estratégias do time de marketing, utilizando as informações mais relevantes disponíveis, com o time de vendas, fazendo o cliente passar pelo processo de compras incentivado em todas as áreas.

Em síntese, para desenvolver um funil para a sua concessionária, buscando a melhor performance de marketing digital com resultados reais focado em vendas é com a Ilha Tecnologia. Somos especialistas no digital.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha