E-mail Marketing: as melhores estratégias para engajamento e conversão

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

As novidades na internet não param de aparecer. É rede social nova, atualizações e vários formatos para nos adaptarmos. Mas ainda existem algumas formas tradicionais de se trabalhar a comunicação de uma empresa que não saem de moda. Muito pelo contrário, continuam dando resultados ano após ano. Elas não caem no esquecimento justamente por serem funcionais e uma delas é o e-mail marketing.

O e-mail é uma forma de comunicação mais pessoal e direta. Existe ainda a possibilidade de criar segmentações e personalizações que tornam essa ferramenta ainda mais eficiente. Não tem jeito, todo mundo confere os e-mails diariamente, isso já faz parte da nossa rotina há muito tempo. Por isso o resultado é tão eficiente e ele precisa fazer parte da sua estratégia.

O que muita gente pensa é que basta enviar um e-mail de promoção que o resultado é garantido. O planejamento precisa abordar mais que isso, e é necessário um bom entendimento do seu público para gerar as tão desejadas conversões ou captação de leads. Um e-mail marketing de sucesso conta com a criação e manutenção do relacionamento com seus clientes em potencial. Muito além das ofertas e propagandas, é preciso também oferecer conteúdo e informações, com o objetivo de fortalecer a confiança na marca e demonstrar disponibilidade para ajudar o cliente.

Selecionamos alguns temas que podem ser utilizados em suas campanhas de e-mail marketing. A escolha desses conteúdos vai depender da sua estratégia. Confira:

  • Comemoração de datas especiais e felicitações de aniversário;
  • Dicas que têm a ver com o universo da marca;
  • Informações sobre status de compras;
  • Divulgação de cupons especiais;
  • Nutrição de leads, newsletters;
  • Solicitação de feedback.

As possibilidades são infinitas e o e-mail marketing é um recurso extremamente versátil. Mas existem algumas estratégias que podem te ajudar ainda mais na conversão em leads.

4 Dicas essenciais para melhorar o engajamento e as conversões

  1. Invista no design

De nada adianta um texto encantador sem manter a coerência na identidade visual. É preciso ter também um design bem atrativo, organizado, com fácil comunicação, e bem alinhado com a estratégia da campanha. Dessa forma, seu e-mail marketing certamente vai oferecer melhores resultados.

  1. Não esqueça do Call-to-Action

O botão de ação precisa estar presente no seu e-mail. O call-to-action leva o cliente, através de frases e chamadas curtas, a fazer aquilo que você planejou. Clicar para ir para o site, clicar para conferir um conteúdo ou para se cadastrar em uma pré-venda. Ele deve estar em destaque, com cores chamativas e ações claras. Esse é o botão que conduzirá a pessoa para a conversão. Deixe-o irresistível!

  1. Não seja frio ou impessoal

Ninguém aguenta mais conteúdos frios e distantes. As pessoas estão se conectando com o que é real e verdadeiro, e o e-mail é uma boa oportunidade para humanizar a sua marca. A caixa de entrada é um lugar mais pessoal, usado principalmente para a conversa próxima. Por isso, tenha um texto mais humano, amigável e simples.

Não tenha medo em compartilhar também seus desafios, obstáculos ou até mesmo reconhecer alguma falha. Os leitores podem se identificar, pois todo mundo está suscetível a enfrentar situações semelhantes, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

  1. Disponibilize conteúdo gratuito para download

O e-mail é a plataforma ideal para o compartilhamento de conteúdo. Ofereça algo de valor para sua audiência e ganhe em troca os leads que você precisa. Os e-mails do seu negócio precisam ser interessantes para seu público não apenas pelo excelente design, mas também pela utilidade. Dessa forma, ele não vai entrar para a lista dos spams ou conteúdos ignorados pelo usuário. As pessoas irão abrir com maior frequência os e-mails que você enviar. Aposte na dupla perfeita: conteúdo relevante e segmentado!

Curtiu as dicas? Se precisar de ajuda com o e-mail marketing da sua empresa, é só falar com a gente!

Até a próxima,

Equipe Ilha.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha