Dicas de SEO para mobile

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no telegram

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Nós passamos boa parte do nosso dia conectados no celular e isso fez com que as empresas se reinventassem no sentido de entregar sites e conteúdos que ofereçam uma boa experiência para o cliente no mobile. Em 2019 o Google passou a dar mais prioridade para as páginas virtuais que funcionassem bem em smartphones e tablets, e a partir daí o SEO para mobile se tornou essencial.

Como anda o SEO do seu negócio? Segundo pesquisa da FGV-SP. No Brasil, os celulares são a principal forma de acesso à internet desde 2017, e já somam mais de 230 milhões de aparelhos em uso. A sua estratégia precisava estar alinhada com esse novo momento que vivemos. Para te ajudar, vamos relembrar alguns princípios do SEO.

O que é mesmo o SEO?

A maioria das empresas que investem em Marketing Digital querem alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. Quem não quer mais visitantes em seu site, não é mesmo? As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) têm o propósito de alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca e atrair mais cliques. O SEO para mobile é a mesma coisa, o que muda é o tipo de navegação do usuário. E para isso são utilizadas estratégicas específicas e focada nos smartphones.

SEO para mobile

Mudam as telas, mudam otimizações e o comportamento do usuário também. A experiência de compra em um e-commerce pelo computador é diferente de uma compra pelo celular. Fatores como o tempo de espera, a atenção do usuário e as objeções precisam ser levadas em consideração.

O SEO permite fazer uma análise do tráfego da sua loja. Existem muitas plataformas que podem te ajudar e uma delas é o Google Analytics. Sites que possuem boa navegabilidade em celulares também são chamados de responsivos, porém o termo “responsividade” diz respeito apenas à adaptação automática do layout de um site em diferentes formatos de tela.

Existem vários outros critérios que precisam ser levados em consideração na navegação como:

  • Velocidade: tempo de carregamento do conteúdo e dos elementos das páginas;
  • Fidelidade: semelhança com a versão para desktop em termos de recursos e conteúdo;
  • Padrões de uso: acessos frequentes, mas em curtos períodos de tempo.

Dicas para otimizar seu site com SEO mobile

1 – Opte por um visual clean

Quantas vezes você não já desistiu de navegar em um site por estar muito poluído visualmente? Ou por não encontrar exatamente o que queria? Por isso é muito importante que ele seja “limpo” e que entregue as informações com clareza e objetividade. Enxugue ao máximo as opções e dados exibidos para o usuário nas páginas, deixando apenas o necessário. Escolha utilizar menus inteligentes e mostre apenas o que o seu usuário necessita em cada página.

2 – Priorize a rapidez

Ninguém tem muita paciência com sites lentos. Lembre-se que o seu conteúdo concorre com vários outros apps e redes sociais no celular. Um site sem rapidez pode fazer seu cliente desistir da compra facilmente. As pessoas desejam encontrar o que procuram com agilidade, portanto, evite páginas intermediárias entre os conteúdos e, sempre que puder, diminua a necessidade de digitação.

3 – SEO local: insira seu site nas pesquisas locais

Outro fator importante que deve ser considerado no comportamento dos usuários mobile é a busca por serviços locais. O Google é maior o catálogo da atualidade e as pessoas procuram por produtos e serviços o tempo todo.

Segundo estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção Crédito) revelou que 97% dos brasileiros procuram por informações na internet antes de fazer compras em lojas físicas.

Na plataforma Google Meu Negócio você consegue cadastrar a sua empresa para que ela esteja presente nos resultados locais. É possível ainda inserir fotos, o endereço do seu site e seus dados para contato. Uma ajuda e tanto, né?

4 – Use uma tipografia adequada

O desenvolvedor do site deve estar atento à tipografia mais adequada para a versão mobile. Nos desktops as pessoas tendem a ficar mais distantes da tela, nos aparelhos móveis esse contato é mais próximo. Por isso, se a versão tradicional de um site tem 16px, a versão mobile pode ser com 12px, por exemplo. É preciso testar e verificar se o texto proporciona uma leitura fácil agradável.

5 – Palavras-chave para mobile

As palavras-chave são muito utilizadas em estratégias de SEO, e para verões mobile não é diferente. É muito importante saber as palavras-chave para o SEO móvel do seu site, são através delas que as pessoas te encontram em meio outros milhões de conteúdos.

É importante lembrar que nos smartphones, como o teclado é menor, a tendência é que as palavras-chaves sejam mais curtas. Além disso os usuários no mobile utilizam menos as sugestões do navegador. Utilize o SEMrush para te auxiliar e descobrir quais palavras-chaves do desktop se adaptam melhor para mobile.

Curtiu as dicas?

Se precisar de ajudar com o seu negócio pode contar com a Ilha Tecnologia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row columns_type=”none” height=”auto” width=”full” el_id=”faleconosco”][vc_column text_color=”#ffffff” animate=”afl” width=”1/2″ css=”.vc_custom_1437674697766{background: #eeeeee url(https://d1mcpktd27z5n0.cloudfront.net/cdn/ilhaag/site/2015/07/03132702/gaussian_blur113.jpg?id=5202) !important;}”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: VIX ::”]

(27)4062-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: CWB ::”]

(41)4063-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: RIO ::”]

(21)4042-3186

[/us_iconbox][/vc_column_inner][/vc_row_inner][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_separator type=”invisible” size=”small”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5392″ link=”url:https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fpartners%2F%23a_profile%3Bbdgt%3D2000%2C10000%3Bidtf%3D7865236207||target:%20_blank”][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5393″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5395″][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5394″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha