CTA – Call To Action: O passo a passo para entender de vez a ferramenta

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

O CTA é uma abreviação muito comum entre os profissionais de Marketing e Publicidade. Mas para quem não é da área, o que você precisa saber sobre o call to action? Como ele pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa? E como aplicar de forma eficiente? Vamos te ajudar com essas dúvidas e, já sabem, se precisar de um especialista para criar uma estratégia para o seu negócio pode contar com a Ilha.

Mas afinal o que é CTA?

O call-to-action (CTA) ao pé da letra significa: chamada para ação. Consiste em qualquer chamada seja ela visual ou textual, que leve o cliente ou visitante de uma página a realizar alguma ação. Pode ser um link ou um botão, com uma cor de destaque e que utiliza termos no imperativo como: “acesse”, “clique”, “cadastre-se”. O call to action funciona como uma ponte para essas ações. Ele indica o próximo passo que sua empresa quer que um visitante realize.

Por isso ele se tornou uma ferramenta primordial para promover ofertas de Marketing Digital e gerar leads. Existem diversas maneiras de aplica-lo: como um link para um outro post relacionado, ou a oferta de um conteúdo relevante, direcionando o leitor para uma landing page entre outras formas. Basicamente o call-to-action deve leva o visitante do seu site ou rede social para o próximo passo no seu funil de vendas.

O texto do seu call-to-action é muito importante.

Um CTA necessita de um contexto. O desafio de resumir, em poucas palavras, a proposta de valor da oferta e dizer o que vai acontecer depois do clique, faz parte da estratégia da ferramenta. As chamadas e os elementos precisam “conversar” com o leitor e induzir para a ação proposta. Precisa ser convidativo e criar uma atmosfera de imperdível.

Algumas dicas que você pode aplicar:

  • Comece com verbos e seja bastante específico. Exemplo, “baixe aqui seu eBook” ou, “clique e receba o desconto”, ou ainda “receba um orçamento por email”.
  • Use verbos no imperativo (“faça o download”) ou no infinitivo (“fazer download”). Sempre faça testes para descobrir o que melhor se adequa a sua proposta.
  • Crie urgência. Palavras como “hoje” e “agora” mostram o quão fácil e imediata é a ação.
  • Use números para evidenciar benefícios. É interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo e uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$ 15” são bons exemplos.

Defina muito bem o objetivo do seu call-to-action

Abaixo listamos alguns objetivos de campanha de call-to-action que você pode aplicar no seu negócio.

Cliques para gerar tráfego para artigos no blog

Gerar um conteúdo relevante está totalmente relacionado aos call-to-actions. Gerar cliques para o blog da sua empresa leva pessoas interessadas no universo do seu produto até o seu site. São compradores em potencial que estarão conhecendo melhor o seu negócio através das postagens.

Cliques para inscrições em newsletter

Quando um usuário se inscreve em uma newsletter, ele passa do topo do funil para o meio, o que significa que ele demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Algumas estratégias para facilitar essa ação são: oferecer e-books sobre algum assunto ou cupons de desconto para quem se inscrever.

Cliques para compartilhamentos, curtidas e comentários nas redes sociais

Sugira interações em redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e outras ferramentas. Incentive o compartilhamento do conteúdo como forma de conseguir uma divulgação orgânica do seu negócio. Uma das grandes vantagens de se criar conteúdo de qualidade é o efeito viralizante.

Cliques para assistir um vídeo

Não é nenhuma novidade que os vídeos chegaram para transformar o mercado do marketing e da publicidade digital. Ele é uma das estratégias mais eficaz atualmente, e isso é explicado pelo fato de o cérebro humano consumir informações mais facilmente no formato audiovisual. Por isso, você pode e deve incentivar o usuário a assistir o seu conteúdo em vídeo através de CTA’s no seu ambiente virtual.

Agora que você já sabe o que são call-to-actions e como utilizar no seu negócio, procure sempre boas referências, fique de olho em páginas de empresas que você admira e que têm a ver com seu produto. E se precisar de ajuda, pode contar com a equipe de marketing digital da Ilha. Entre em contato conosco direto pelo telefone ou WhatsApp (27) 4042-0308, ou preencha o formulário abaixo.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha