Como funciona o SEO na prática?

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

Ao pesquisar qualquer informação online, é de se esperar que as primeiras páginas sejam as que chamem mais a sua atenção. Isso é por conta do SEO (Search Engine Optimization), ou melhor, otimização para mecanismos de busca. Um conjunto de ações estratégicas de otimização para conteúdos de sites, blogs, web etc.

Essa prática é destinada para que as empresas tenham destaque e alcancem boas posições em buscas orgânicas. O resultado disso é um tráfego maior de navegação no seu conteúdo, que está em maior evidência, revertendo em maiores resultados.

Tudo certo. Agora você também entende o que é SEO. Mas, e na prática, como funciona?

Bom, estar posicionado no topo das pesquisas é uma alternativa que mostra para os usuários que, talvez, você tenha a solução ideal para sua pesquisa/problema. Do outro lado da tela, o Google, pega o termo digitado na pesquisa e procura relação com locais no seu site. A URL é um exemplo de termo que pode conciliar com a palavra-chave pesquisada. Se a página não contém o termo já nas primeiras verificações, já desce no ranking de buscas.

Por isso, atentar-se a termos mais curtos e mais auto explicativos, como palavras-chaves com grande índice de pesquisa e constantemente usada pelo público principal da ação, faz com que a prática de SEO traga um retorno mais positivo para a busca orgânica do seu site.

Algumas ferramentas que podem ajudar a escolher as palavras-chaves ideal para o seu negócio são o Keyword Tool, o próprio Google Analytics e o Search Console. Esses sites ditam quais palavras-chaves estão com maior interação online e, dessa forma, você consegue descobrir qual é a palavra que mais combina e traria destaque para o seu site.

Mas, lembre-se, conheça seu consumidor!

Sim, batemos nessa mesma tecla porque é fundamental para você conseguir idealizar as suas novas estratégias. A partir de conhecer o seu consumidor ou desenvolver a fundo a persona da marca, é o momento que você tem mais segurança para agir e criar estratégias direcionadas.

Podendo ter a certeza que seu conteúdo está sendo assertivo para as pessoas certas, e está sendo pensado também, para finalidade de pesquisa. Seja pesquisa destinada para compra, pesquisa informativa ou qualquer tipo de pesquisa que levem até você.

Porquê contratar uma consultoria para fazer o SEO da minha empresa?

Resumir em palavras como é a prática de SEO e os possíveis retornos de investir nessa estratégia soa fácil. Mas, ao pensar em um mercado onde diversas outras pessoas medem seus esforços partindo da premissa básica do assunto, é a hora de refletir em um investimento maior voltado para os mecanismos de busca.

É aí que mora a importância de contratar uma consultoria especializada em crescimento orgânico e performance digital. SEO não é uma solução que será realizada e ficará em inércia a partir disso. É uma ação contínua e que precisa ser constantemente acompanhada, porquê as formas de busca podem mudar de acordo com surgimento de novos eventos.

Por exemplo, ao lançar uma nova tecnologia de celular, as palavras utilizadas pelas pessoas ao buscar um smartphone podem mudar gradualmente. De “celular com leitor de digital” pode ir para “celular com leitura facial e comando de voz”, e consequentemente, tem um impacto nas suas palavras-chaves pré-determinadas e como será destinado o seu esforço para SEO.

Os algoritmos evoluem, novas tecnologias surgem, o Google sofre atualizações e diversos outros cenários impactam diretamente o SEO da sua empresa.

Ao escolher uma consultoria especializada, é possível manter-se na vantagem com o uso de SEO, ao invés de buscar sempre um novo profissional que, por sua vez, não estará ligado linearmente com a evolução dos seus mecanismos de busca.

É por isso que hoje em dia fala-se tanto de SEO e soluções digitais. Se você também entende que está na hora de investir fortemente na prática de SEO, entre em contato com a Ilha Tecnologia. Ficaremos felizes em direcionar sua empresa para a melhor busca orgânica possível!

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha