Como fazer um pós-venda bem sucedido em sua concessionária?

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

Já parou para pensar na importância do pós-venda na sua concessionária? Claro, vender carros é o seu produto estrela e deve ter todo o investimento necessário, mas procurar também investir nos elementos que compõem o pós-venda da sua concessionária podem acabar proporcionando mais vantagens do que você espera.

Como é o pós-venda em uma concessionária?

Em primeiro lugar, no caso de concessionárias, para o pós-venda é preciso ser destinado um esforço mais específico. Porque além da venda de automóveis, nas concessionárias também encontram-se os serviços necessários em um futuro próximo para aqueles que adquiriram um veículo, como revisão periódica, manutenções específicas, reposição de peças e outros.

No final das contas, o contato com o seu cliente, em uma concessionária, vai muito além da venda dos veículos, precisa ser trabalhada uma relação contínua nos principais canais para priorizar a fidelização do maior número de clientes.

Benefícios de investir no pós-venda para sua concessionária.

Bom, com uma fidelização em seus consumidores e o pós-venda sendo colocado em prática do jeito certo na sua empresa, é possível colher bons frutos na ação. O seu primeiro passo e principal objetivo nesse caso, é trazer o cliente para dentro do universo da empresa.

A impressão que você deve causar é de que, além do consumidor ter feito a escolha certa ao escolher a sua concessionária para comprar o seu veículo e toda a experiência envolvendo a jornada de compra, ele precisa sentir a confiança e enxergar a credibilidade da concessionária para estabelecê-la como a principal escolha para solucionar suas necessidades.

Com um número de clientes fixos e fidelizados, satisfeitos e com suas necessidades atendidas, alguns benefícios que geram para sua empresa são o aumento da credibilidade no mercado e competitividade frente a concorrência e uma cartela de consumidores envolvidos na marca sendo possíveis propagadores da qualidade do serviço, o que reverte em aumento no número de vendas.

Afinal, como fazer para desenvolver o pós-venda em minha concessionária?

Assim como cada âmbito que compõe o processo de venda, os pontos que envolvem o pós-venda precisam de bastante atenção. Um bom planejamento pode te ajudar na hora de agir.

Algumas dicas de como realizar um bom pós-venda na prática:

Trabalhe o contato com o cliente já na revisão.

As revisões fazem parte do serviço agregado ao cliente quando realiza a compra de um carro. O que você precisa saber é que são a oportunidade ideal para se aproximar e manter um contato mais firme com seu cliente.

Aproveite os encontros para checar se os dados fornecidos pelo cliente ainda seguem atualizados no cadastro do sistema, por exemplo, ou para mostrar produtos recém chegados e promoções vigentes na concessionária.

Disponibilidade de atendimento ao cliente.

Seja on ou offline, quando trata-se do pós-venda em uma concessionária, é de grande importância trazer uma ampla disponibilidade de atendimento, com uma equipe treinada e preparada para solucionar problemas e necessidades.

Se possível, disponibilize nos canais digitais os números destinados a cada tipo de serviço, ou um atendimento pré-programado, como chatbot, pronto para acabar com as dúvidas mais frequentes dos consumidores e dar um direcionamento melhor até o seu serviço.

Utilize o e-mail com informações relevantes.

O contato pelo e-mail é valioso. Após o seu cliente realizar a compra, utilizar o e-mail é uma ótima alternativa para apresentar serviços e novidades para chamar a atenção dos clientes.

Manutenção, disponibilidade de peças, opções para realizar o serviço, promoções, novidades, feedbacks, avaliação de atendimento ou serviço e muito mais. Se bem apresentado e relacionado, o e-mail é uma ferramenta poderosa para o pós-venda.

Diante disso tudo, você pode optar também, em automatizar boa parte do processo de pós-venda com a ajuda de sistemas programados para facilitar a sua rotina com mais eficiência.

Desenvolver um chatbot para o atendimento ao cliente, por exemplo, integrado em softwares de informação como o SAP, podem trazer insights e direcionamentos novos e mais assertivos para sua empresa. Revertendo em um aumento de serviços, devido a qualidade do trabalho no pós-venda, e consequentemente em melhores resultados.

No envio de e-mails também é uma excelente alternativa para automatizar todo um processo. Nutrir seu consumidor com informações relevantes no pós-venda e ainda manter um modelo padronizado com toda eficiência que você precisa para informação chegar no momento e na medida certa.

Uma boa opção é sempre manter uma lista específica para cada objetivo. Em uma newsletter você abrange o maior número de consumidores possíveis, já para a revisão automotiva, apenas aqueles que estão próximos do prazo de realizar novamente.

O pós-venda é mais do que importante em uma concessionária, o que contribui para uma excelência completa nos serviços prestados. Seguir as dicas apresentadas aqui poderá ajudar a sua concessionária em um pós-venda bem sucedido e a fidelizar mais clientes!

Invista nessa estratégia. Para realizar com mais eficiência, que tal automatizar o pós-venda na sua concessionária e obter mais sucesso na fidelização dos clientes? Entre em contato com a Ilha!

Somos especialistas na implementação de sistemas com processos automatizados e também contamos com uma equipe de marketing digital integrada para ajudá-lo a manter um relacionamento mais próximo e duradouro com o seu cliente.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha