Provavelmente você já consumiu um conteúdo sem necessariamente ser o alvo dele. Isso é porque o marketing viral ajuda propagandas e conteúdos a terem popularidade de uma hora pra outra.
Assustadoramente ou não, memes e conteúdos compartilhados acabam viralizando na internet e você se encontra com aquele momento preso na sua cabeça e acaba repassando adiante. É o caso do case “Essa Coca é Fanta” que viralizou nas redes sociais com conteúdo de fácil acesso e as pessoas logo adquiriram a edição limitada de produtos que a campanha estava divulgando.
Para entender que não isso acontece por uma simples coincidência, é preciso compreender o que é o Marketing Viral.
O Marketing Viral foca para que o conteúdo criado para campanhas e ações seja altamente compartilhável. O intuito é encorajar as pessoas a passarem a mensagem adiante e assim viralizar. Para que essa estratégia funcione com eficiência é preciso que o produto ou serviço atenda às expectativas dos consumidores.
Mas não pense que a finalidade do Marketing Viral é apenas fazer barulho. Aliás, se o público-alvo não captar o valor por trás da campanha, não será algo de interesse para eles e muito menos para passar a diante. A estratégia está mais voltada em passar uma mensagem com significado que vai além do produto ou serviço oferecido.
Mas não depende apenas de qual será a peça/conteúdo para que viralize. É preciso pensar em todo um ambiente que compreende essa ação.
É claro que, para viralizar, o conteúdo é a chave da ideia. Mas parar, respirar e pensar no formato e mídias adequadas também importa porque faz parte da essência para essa criação, e poderá variar de acordo com o objetivo da comunicação.
Um dos pilares para ter sucesso na estratégia viral está nos canais de distribuição. Atualmente, a interatividade está com força nas redes, que é onde a massa está consumindo conteúdo. Como a mensagem deve ser passada adiante, as redes sociais são mais indicadas nesse caso.
Mas no final das contas, não dá pra garantir que a campanha vai viralizar de fato. Até porque, tudo dependerá se o público curtiu a ponto de compartilhar, e isso é uma incógnita até que a campanha seja lançada. Mesmo assim, não deixa de contemplar a sua marca. O importante ao planejar um conteúdo utilizando do Marketing Viral é criar algo inesperado na ação, com o conteúdo relevante e entender que o que viraliza não é o produto.
É aí que está a magia dessa estratégia. A partir do momento em que sua ação viraliza, as chances de popularizar seu produto ou serviço são inúmeras!
Viu? O marketing viral não é tão assustador e complicado assim. É uma estratégia poderosa para qualquer marca utilizar. Arrisque-se!