Black Friday e Final de ano: o boom do E-commerce

Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on telegram

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A época de fim de ano costuma ser marcada por um grande aumento no comércio em geral. Seja para presentes ou compras pessoais, os consumidores andam mais atentos a preços e ofertas para planejar suas compras. Esse movimento também tem grande impacto no E-commerce, já que muitos usuários fazem pesquisa de valores na internet e acabam comprando online por diferentes motivos: facilidade, rapidez, preços mais vantajosos, variedade de produtos e mais.

No Brasil, as compras online vêm crescendo na mesma medida que a confiança do consumidor aumenta. Esta confiança tem base tanto na experiência do usuário com a sua primeira compra, como na melhora constante dos sistemas de segurança para pagamento via web. Além disso, o constante contato com lojas virtuais tanto pelo smartphone como pelo computador faz essa modalidade de compra ser cada dia mais comum.

Números do E-commerce no Brasil

Segundo o relatório Neotrust para o primeiro semestre de 2019, 53,1% das compras foram feitas pelo computador e 46,9% por celular. Os produtos mais buscados durante o primeiro semestre foram Moda e Acessórios (22,2%), Beleza e saúde (12,3%) e Entretenimento (11%).

Quanto à faixa etária dos clientes, a maior parte dos pedidos foi feita por consumidores entre 36 e 50 anos (34%), seguidos pelos de 26 a 35 anos (33%) e, em terceiro, adultos jovens de até 25 anos (19%). Ao analisar a distribuição regional, as vendas online se concentram na região Sudeste (65%), seguida pelo Sul (15%) e Nordeste (12%).

A Black Friday é um dos principais eventos do E-commerce e tem grande impacto no crescimento do setor, funcionando inclusive como uma porta de entrada para muitas pessoas que esperam esse dia para fazer a sua primeira compra online. Este ano será em 29 de novembro. Só para esta data, há uma estimativa de 15% mais faturamento que no evento do ano passado. Considerando todo o segundo semestre de 2019 a expectativa é que o faturamento do E-commerce cresça um 14%, com mais de 95 milhões de pedidos online.

A importância do E-commerce para as empresas

O E-commerce é um complemento ao negócio convencional, pois ajuda a impulsionar as vendas e alcançar um público diferente. Os consumidores vêm como principais vantagens a possibilidade de comprar a qualquer hora e qualquer lugar, com menos barreiras de distância.

Além disso, as lojas virtuais também servem como ferramentas de marketing na divulgação de marcas, produtos e serviços, já que boa parte dos clientes atuais investiga informações e preços na web antes de comprar. Este tipo de E-commerce é conhecido como B2C – Business to Consumer (negócio direto ao consumidor).

No caso de B2B, empresas que fornecem a outros negócios, o E-commerce também cumpre um importante papel pois tem mais alcance. Uma empresa do extremo Sul do país pode comprar de uma empresa do Nordeste com apenas alguns cliques e muito menos burocracia.

Trabalhar com ambos formatos, incrementando a loja física com uma loja virtual, ajudará a somar em ganhos sem exigir muito mais investimento. Com a automatização do sistema de vendas, o processo também se torna mais rápido para o empresário, reduzindo custos operacionais.

Com um canal de vendas dinâmico, versátil e personalizado, os clientes se sentirão atraídos e cômodos em comprar com você. Mas para chegar a isso, é importante planejar todo o passo a passo para o desenvolvimento da sua plataforma de vendas E-commerce. Há detalhes importantes que farão toda a diferença para o sucesso do seu negócio virtual. Aqui te contamos um pouco mais:

Etapas importantes para a implantação do E-commerce na sua empresa

Criar uma boa loja virtual tem a ver com a integração total e eficiente entre os processos de marketing, venda, logística e pós-venda dos seus produtos ou serviços. A experiência do consumidor é o ponto crucial onde se decide se ele fará uma nova compra ou se não voltará nunca mais. Por isso, garantir a satisfação do cliente é fundamental. Para conseguir isso, há alguns passos que você deverá seguir:

  • Criação do negócio: se a sua empresa está começando do zero, fazer um Plano de Negócios será muito importante para definir o conceito, os produtos e o planejamento das vendas online. Você também deverá considerar desde o começo a logística e o serviço de pós-vendas.
  • Criação da plataforma de vendas: logo de planejar seu negócio, chega o momento de criar a plataforma online do seu E-commerce. É fundamental montar uma página ou aplicativo rápidos e intuitivos, onde o consumidor possa realizar a sua compra com poucos cliques. Colocar boas fotos com uma descrição completa dos produtos também é muito importante. Lembre-se que a sua loja virtual é como uma loja física: deve ter uma fachada bonita e chamativa, estar limpa e organizada, e fazer com que o cliente queira voltar. Incluir diferentes métodos de pagamento também ajudará a atrair mais tipos de público para a sua loja.
  • Plano de divulgação: o mundo do E-commerce é altamente competitivo, pois a sua empresa tem que buscar seu espaço entre negócios de todo o país ou, em alguns casos, até do exterior. Por isso, contar com uma boa divulgação fará com que sua marca seja cada vez mais notada. Investir em Marketing Digital é o básico que você deverá fazer para poder vender no mundo virtual. Redes Sociais, e-mail marketing, parcerias com blogs e influencers e muitas outras estratégias podem ser feitas para aumentar seu volume de vendas no E-commerce. Preste atenção e faça campanhas também para datas comemorativas e eventos especiais, como a Black Friday.
  • Gerenciamento do E-commerce: logo de implementar a loja virtual, você deverá se preocupar de manter o catálogo de produtos sempre atualizado. Gerenciar o E-commerce também tem a ver com fazer boas parcerias com fornecedores de qualidade, contar com sistemas de administração de estoques, manejar as redes sociais da sua marca, criar promoções e ofertas, e experimentar inovações para destacar-se no mundo virtual.
  • Plano de logística: a experiência do seu cliente não termina quando ele faz o pagamento da compra na sua plataforma E-commerce. Ele ainda estará esperando o transporte e entrega do produto com pontualidade e excelente estado. Por isso, fazer um planejamento de logística é outro passo importante a considerar na hora de criar a sua loja virtual. Devem ser considerados o armazenamento, transporte e entrega, além da possibilidade, ou não, da devolução de produtos.
  • Serviço de pós-venda: para garantir a total satisfação do cliente, é importante ter um serviço de pós-venda atento e capaz de solucionar qualquer tipo de problemas que este possa ter, já seja com o produto ou com o processo de compra na sua loja virtual. Infelizmente, ainda é comum ver reclamações de consumidores que não têm resposta das empresas logo de fazer uma compra online. Isso faz com que ele fale mal da sua marca e não volte nunca mais, desincentivando também o engajamento de outros possíveis clientes.

Desenvolvimento de plataforma E-commerce

Parece muito trabalho, não é? Mas calma, para ajudar a implementar uma plataforma para E-commerce com garantia de vendas, você pode contar com serviços de empresas de desenvolvimento web como a Ilha Tecnologia. A criação de lojas virtuais é uma das nossas especialidades. Acompanhamos todo o processo, desde montar a plataforma de vendas até o planejamento de divulgação e Marketing Digital.

Assim, você se preocupa principalmente de criar o seu negócio, e nós te ajudamos a transformá-lo em realidade. Entre em contato com a nossa equipe e nos conte a sua ideia![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row columns_type=”none” height=”auto” width=”full” el_id=”faleconosco”][vc_column text_color=”#ffffff” animate=”afl” width=”1/2″ css=”.vc_custom_1437674697766{background: #eeeeee url(https://d1mcpktd27z5n0.cloudfront.net/cdn/ilhaag/site/2015/07/03132702/gaussian_blur113.jpg?id=5202) !important;}”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: VIX ::”]

(27)4062-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: CWB ::”]

(41)4063-9886

[/us_iconbox][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][us_iconbox icon=”” color=”contrast” iconpos=”left” size=”small” title=”:: RIO ::”]

(21)4042-3186

[/us_iconbox][/vc_column_inner][/vc_row_inner][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_separator type=”invisible” size=”small”][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5392″ link=”url:https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Fpartners%2F%23a_profile%3Bbdgt%3D2000%2C10000%3Bidtf%3D7865236207||target:%20_blank”][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5393″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][us_single_image image=”5395″][us_separator type=”invisible” size=”small”][us_single_image image=”5394″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on reddit

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha